AFRICA CODE WEEK

acwstp.png

A Escola Portuguesa de São Tomé CELP propôs-se organizar/coordenar pela primeira vez em São Tomé Príncipe a Africa Code Week .

A Africa Code Week é a maior iniciativa de alfabetização digital no continente e realiza-se desde 2015, inicialmente lançada pela SAP e pela UNESCO, atualmente conta com a participação de outras entidades com ideologias semelhantes. Na edição de 2019 mobilizou nos 37 países africanos participantes mais de 3,85 milhões de alunos, sendo quase metade raparigas e cerca de 6 mil alunos com necessidades educativas especiais, bem como 39 mil professores.

Com esta iniciativa pretendemos capacitar professores e alunos, incluindo os que possuem necessidades educativas especiais, com competências básicas e necessárias sobre algoritmia e programação, de forma a estimular o interesse para esta área e sensibilizar para a literacia e inclusão digital, indo também ao encontro das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente a Educação de Qualidade e Igualdade de Género.