eTwinning
"Seize the Moment"

etwinning

Este projeto foi aprovado pelo Serviço Nacional de Apoio eTwinning, com o título “Seize the moment”. É desenvolvido em parceria com 5 países:  Turquia, Albânia, Eslováquia, Polónia e Roménia.

Pretende-se que os alunos desenvolvam competências ao nível do trabalho colaborativo, da língua inglesa, da utilização das TIC e do respeito pelas diferentes culturas.

Pretende-se com a fotografia captar momentos, registar emoções, focar o olhar numa determinada parte da realidade, imortalizando-a numa imagem e ainda considerar a fotografia como criadora de narrativas.

Ao longo do projeto os alunos de cada país envolvido irão desenvolver diversas atividades, por exemplo:

- Realização de um logotipo do projeto;

- Realização de um poster do projeto;

- Registo fotográfico e/ou vídeos de diversos temas como: animais, cultura, gastronomia, Natal, natureza e meio ambiente;

- Exposições virtuais, das fotografias tiradas pelos alunos, através do espaço twinspace;

- Elaboração de um ebook com as melhores fotos;

- Noite de poesia online com os alunos dos países envolvidos;

- Realizações de reuniões via zoom, partilha e discussão dos trabalhos realizados;

- Avaliação do projeto.

Todos os trabalhos, apresentações são elaborados em inglês. As reuniões com os restantes países também são realizadas em língua inglesa.

Este projeto adquire particular relevância no desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória nomeadamente:

- na área de competência informação e comunicação;

- na área do relacionamento interpessoal;

- ao nível do pensamento crítico e criativo;

- ao nível da sensibilidade estética e artística;

- ao nível do desenvolvimento pessoal e autonomia;

A fotografia é uma arte

seize the moment

Atividades desenvolvidas

Outubro

Durante o mês de Outubro os alunos tiveram a oportunidade de criarem os seus próprios avatares. Participaram neste momento de partilha todos os alunos do projeto assim como os professores envolvidos.

Novembro

Durante o mês de Novembro os alunos tiveram a oportunidade de criarem um logotipo a concurso para o projeto eTwinning "Seize the Moment", pelas alunas Heliane Oliveira e Silvia Nobre do 11º ano.

Tiveram também a oportunidade de criarem e partilharem os cartazes com fotografias alusivas à cultura e frutas de São Tomé e Príncipe. Os alunos envolvidos foram a Vitalina, Vilma, e Isis do 12.º ano e também os alunos Sílvia, Leonardo e Heliane do 11.º ano.

Dezembro

Durante o mês de Dezembro os alunos tiveram a oportunidade de partilharem fotos de flores. Participaram neste momento de partilha os alunos Vitalina, Vilma, e Isis do 12.º ano e também os alunos Sílvia, Leonardo e Heliane do 11.º ano.

Janeiro

Em janeiro os alunos Leonardo Dias, Heliane Oliveira, Isis Bragança, Vilma Correia e Vitalina Lima partilharam fotografias relativas ao tema mar.

Fevereiro

Durante o mês de fevereiro os alunos partilharam fotografias relativas ao tema floresta.
Da beleza das fotografias dos vários países envolvidos no projeto resultou um ebook que pode ser visualizado através do link

Os alunos de 10º ano tiveram a oportunidade de participar no projecto do etwinning- “escape from the math room” desenvolvido em parceria com mais 3 países: Espanha, Polónia e Turquia.

Os alunos criaram uma história intrigante, “Casa Cúbica”, com cenário de fundo a 2º guerra mundial,onde misteriosamente seis pessoas acordam dentro de uma casa giratória, cheia de armadilhas fatais e desafios matemáticos que precisam ser resolvidos para saírem desse local. Só a união dos skills matemáticos pode ajudar o jogador a sair ileso desta casa.

Desta forma, este projeto para além de trabalhar competências das disciplinas de matemática, português, inglês e TIC promove o desenvolvimento pessoal e social através da comunicação e interação com outros estudantes e culturas e desenvolve o pensamento analítico, crítico e criativo na resolução de problemas através da construção de soluções, estimulando a perseverança e confiança para poder enfrentar desafios.

Assim, “o escape from the math room” adquire particular relevância no desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória nomeadamente: na área de competência informação e comunicação; na área do relacionamento interpessoal; ao nível do pensamento crítico e criativo; ao nível da sensibilidade estética e artística; ao nível do desenvolvimento pessoal e autonomia.

Maio