A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
o nosso hino
CLUBES
CLUBES
CLUBES
PAFC 2023/2024
1.º ANO
A Flora de São Tomé
O país onde nos encontramos está coberto de uma vasta e diversa vegetação. Interessa-nos perceber quais as espécies que se encontram nos nossos jardins, matas e quintais e descobrir algumas curiosidades sobre estes seres vivos.
Assim, construímos um herbário individual, onde exploramos diferentes plantas, as suas características e funcionalidades.
Só quando nos aproximamos, conseguimos perceber a importância de preservar aquilo que nos rodeia.
2.º ANO
Vida sustentável
“O que é a sustentabilidade?”- a pergunta chave que desencadeou o PAFC das turmas do 2.º ano.
De facto, ainda existe um longo caminho a percorrer até descobrir o verdadeiro significado da palavra e cabe-nos a nós desbravá-la, desde cedo. Como tal, foram surgindo algumas ideias e propostas dos alunos. A construção de uma horta é uma delas.. Uma horta sustentável!? Qual será a próxima iniciativa? Continuamos trabalhar juntos para descobrir!
3.º ANO
SÃO TOMÉ, UMA ILHA SUSTENTÁVEL – Energias Renováveis
Após a identificação inicial de um grave problema em São Tomé, que condiciona o dia-a-dia dos alunos, a FALTA DE ENERGIA, os alunos do 3.º ano, junto dos seus Professores e Encarregados de Educação, decidiram abordar o ODS 7 da ONU (Energias renováveis e acessíveis), criando para tal o Tema do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: “SÃO TOMÉ, UMA ILHA SUSTENTÁVEL”.
Após a identificação do problema, os alunos já iniciaram a reabilitação de uma maqueta de São Tomé. Foi colocado o ícone do Pico do Cão Grande na direção Sul da ilha, conteúdo previamente abordado na disciplina de Estudo do Meio (Os Pontos Cardeais/Instrumentos de Orientação) e foram feitos os primeiros esboços do que para os alunos seria uma verdadeira Ilha Sustentável, com recurso aos diferentes tipos de transformação de energias, como forma de melhorar a qualidade de vida futura, protegendo a natureza e o ambiente. Ao longo do projeto, os alunos percebem que há recursos finitos aos quais deveremos recorrer de forma responsável, para poderem ser usados por gerações futuras.
Tem sido notório todo o entusiasmo dos alunos no decorrer das atividades já desenvolvidas até ao momento… Estimular este entusiasmo é acreditar no futuro de São Tomé. Os nossos alunos são o futuro desta sociedade e está nas suas mãos fazer de SÃO TOMÉ, UMA ILHA SUSTENTÁVEL …
4.º ANO
Direitos Humanos, Interculturalidade, Desenvolvimento Sustentável e Media.
Os objetivos do Projeto são conhecer personalidades que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos e ganharam o Prémio Nobel da Paz.
Conhecer artistas que se destacaram na História do Mundo e das Artes ( Pintura).
Conhecer artistas locais (Artesãos) e diferentes técnicas.
Conhecer animais e plantas em vias de extinção.
Transformar a informação em conhecimento.
Trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede.
Utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais.
Interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, novas formas de estar, olha e participar na sociedade.
Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social com vista à construção de um futuro sustentável.
Produzir conteúdos/mensagens sobre as atividades e projetos desenvolvidos.
A atividade "Pensamento do mês" - elaboração de um mural sobre uma personalidade importante na defesa dos Direitos Humanos.
Os Pintores e a Arte - Desfile de Carnaval e exposição.
Realização de palestras com vários artesãos de S.Tomé e Príncipe.
"Batalha de Pintura", com a colaboração dos professores das Aecs e de um artista São Tomense.
Criação de pormenores de obras de arte com frases alusivas aos Direitos Humanos.
Criação de fantochas sobre espécies santomenses em vias de extinção, de falas em texto e dramatização final com os mesmos.
Elaboração de um Powerpoint sobre os resultados, respetiva análise e conclusão do estudo sobre animais e plantas em vias de extinção em São Tomé e Príncipe.
Apresentação oral em Inglês sobre um animal em vias de extinção em São Tomé e Príncipe e registo em vídeo.
Construção do mapa de São Tomé e Príncipe decorado com produtos do país e imagens dos animais e plantas em vias de extinção.
Todos os trabalhos realizados serão elaborados e publicados pelos alunos com supervisão dos professores no Site da Escola.
5º ANO
Escolhi ajudar
No dia 5 de dezembro os alunos participaram numa palestra alusiva ao Dia Internacional do Voluntário. O objetivo é valorizar e reconhecer o esforço dos voluntários, salientar os valores de entreajuda, solidariedade, sentido de comunidade e apelar à a sua participação como voluntários no futuro.
No âmbito do PAFC do 5.º Ano, sob o tema “ESCOLHI AJUDAR”, a atenção foi centrada na sensibilização para a necessidade de ajuda ao próximo, contribuindo para a felicidade do outro e de proporcionar a oportunidade de participar ativamente na construção de uma sociedade mais coesa e mais solidária.
O projeto permitiu que os alunos tivessem acesso à participação plena e efetiva nos diferentes contextos educativos e conhecessem outras realidades, interagindo com público infantil (Casa dos Pequeninos) e sénior (Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia).
No âmbito do PAFC, os alunos do 5º ano receberam no dia 15 de maio, a equipa da ONG BirdLife, para uma palestra sobre bioconstruções. Durante a apresentação, os alunos aprenderam sobre a importância de construir de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e os ecossistemas nacionais.
Na qualidade de Coordenadora do PAFC – 5.ºano, devo concluir que o tema foi muito positivo e apreciado por todos os alunos, que demonstraram interesse, empenho e desenvolveram o seu espírito solidário ao serem confrontados com a realidade social das crianças e dos idosos em S. Tomé.
6º ANO
CONSTRUÇÃO DE VEÍCULOS MOVIDOS A ENERGIA SOLAR
O tema do ano lectivo 2023/2024 centra-se na questão da produção de energia fotovoltáica em São Tomé e Príncipe e materializa-se com um projecto prático de elaboração de um conjunto de carros eléctricos movidos a energia solar.
Foram abordadas várias domínios do conhecimento que fazem parte dos conteúdos pedagógicos leccionados durante o ano lectivo, sintetizando e conjugando os vários conhecimentos adquiridos ao longo do ano.
Foi utilizada uma abordagem multidisciplinar e seguida uma metodologia de trabalho que promove a experimentação e verificação empírica dos conhecimentos adquiridos. Os alunos começaram por desenhar e planificar os seus protótipos movidos a energia solar elaborando projectos e planificando o funcionamento dos seus componentes.
Foram também elaborados estudos teóricos sobre a massa a mover e a potência necessária para o efeito e feitos todos os cálculos necessários para o dimensionamento das engrenagens necessárias adaptadas à massa do protótipo e a potência dos componentes envolvidos.
A fase seguinte foi produzir protótipos experimentais e testar a funcionalidade e viabilidade dos elementos construtivos e engrenagens planificadas. Para tal, recorreu-se a materiais facilmente disponíveis e recicláveis que resultaram numa série de protótipos experimentais, os quais foram testados para garantir que todos os cálculos e planificações se ajustavam e estavam correctos.
Em paralelo, foram também elaborados elementos gráficos e visuais para cada equipa responsável por cada protótipos, resultando num conjunto de bandeiras, símbolos, logotipos e esquemas de cores com que os protótipos foram decorados.
Dos protótipos iniciais, foram retiradas várias conclusões e elações sobre o que funcionava e o que não funcionava nos modelos experimentais, levando os alunos a repensar a sua abordagem em relação a alguns dos componentes e engrenagens, em alguns casos, levando à simplificação e aumento de eficiência dos modelos finais.
A abordagem multidisciplinar e prática, bem como o lado lúdico do projecto levou a um elevado nível de satisfação e interesse da parte dos alunos e do seu envolvimento intenso num projecto com o qual eles se conseguem relacionar. Também abordou uma temática fundamental no seu contexto cultural e dotou-os de conhecimentos sobre como aceder a fontes energéticas alternativas e sustentáveis, disponíveis em abundância no contexto local.
A construção dos protótipos finais decorreu como planeado e os alunos foram, subsequentemente, avaliados pela seu envolvimento, destreza, sentido crítico e aquisição de conhecimentos.
7º ANO
A FAUNA E FLORA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Texto sobre o desenvolvimento do projeto (feito pelos alunos do 7.º A):
Ao longo deste ano letivo, decidimos trabalhar o tema “A Fauna e a Flora de de São Tomé e Príncipe”, no âmbito do PAFC – Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Para uma melhor elaboração do trabalho, realizámos uma visita de estudo ao Parque Obô ou Parque Natural de São Tomé e Príncipe e à Lagoa Amélia, no dia 20 de fevereiro, de 2024.
Com base nas informações recolhidas, criámos infografias para cada espécie da fauna e da flora a ser retratada. Temos cerca de 12 espécies da fauna e da flora. As infografias foram expostas no pátio da escola, durante a Semana Cultural, de 21 a 25 de maio, de 2024.
Esperamos que aproveitem as informações e, caso tenham mais interesse sobre qualquer espécie, basta acederem ao código QR que se encontra na infografia da espécie em específico.
O nosso trabalho de PAFC foi apresentado, no Auditório, no dia 12 de junho, contando com a presença de todos os professores e com a ajuda incansável do professor Hélder Silva, com a parte multimédia.
A turma do 7.° A
Texto sobre a elaboração do catálogo (feito pelos alunos do 7.º B):
Este catálogo foi realizado no âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) que, este ano letivo, teve como tema a FAUNA e a FLORA de São Tomé e Príncipe.
As espécies apresentadas neste catálogo foram sorteadas e são de São Tomé e Príncipe, umas endémicas outras apenas representativas. Após o sorteio, fizemos uma visita de estudo ao Parque Natural Obô: Lagoa Amélia e Jardim Botânico, locais que nos permitiram recolher informações para a elaboração do nosso projeto – entrevistas, fotografias, vídeos e gravação de alguns sons.
Após reunirmos as informações necessárias, começámos a trabalhar nos nossos catálogos. Fizemos as ilustrações científicas, as pesquisas sobre as espécies da fauna e da flora, fizemos as infografias e acrescentámos os respetivos códigos QR.
Esperamos que gostem do nosso catálogo!
A turma do 7.° B
Visita de Estudo: curiosidades (texto fdosalunos do 7.ºA)
Algumas curiosidades sobre a nossa visita de estudo:
-
Após chegarmos ao Parque Natural Obô, as turmas foram divididas em quatro grupos. Dois foram explorar o parque, mas em horas diferentes, e os outros dois foram visitar a Lagoa Amélia, também em horas diferentes.
-
Qual é a origem do nome “Lagoa Amélia”? A lenda diz que uma menina, de seu nome, Amélia, estava a andar com o seu cavalo e os dois entraram na lagoa e afundaram-se lá.
-
Para chegarmos à Lagoa Amélia, temos de andar 8km: 4km para ir e 4km para regressar, tendo o percurso durado cerca de três horas. Passámos por vários tipos de paisagem: do Jardim Botânico à Lagoa Amélia, atravessámos o Parque Natural Obô, vendo os Bambus e o cume da caldeira da Lagoa Amélia.
-
Trata-se de uma lagoa que tem muito capim e que parece um campo!
AS INFOGRAFIAS ELABORADAS PELOS ALUNOS DO 7.º ANO
Folha-mosquito
Folha-não-me-toques
Ouriço-do-mar
Peixe-atum
Côco-de-água
Camussela
Centopeia
Baunilha
Untué
Borboleta-riqueza
Begónia-gigante de São Tomé
CATÁLOGO DE ESPECIES DA FAUNA E FLORA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
VIDEO INFORMATIVO SOBRE A BAUNILHA REALIZADO PELOS ALUNOS
9º ANO
Uma arvore, um animal, um amigo
No dia 17 de Novembro, realizou-se a primeira atividade do PAFC do 9.º ano. Reuniram-se os alunos e professores do ano para assistir à uma peça de teatro denominada “Obô Sêbedô”, precedida de uma pequena palestra introdutória sobre a Biodiversidade de São Tomé e Príncipe, organizada pela ONG Bird Life. A atividade serviu de motivação para a iniciação do projeto intitulado “Uma árvore, um animal, um amigo”.
Dando continuidade, no dia 30 de janeiro, os alunos das 3 turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Parque Natural Obô. Esta viagem não só permitiu o contato com a natureza, como também, serviu de sensibilização para a importância e proteção de animais e plantas, na sua maioria endêmica do país e, deste modo, estimular o desenvolvimento de uma cidadania responsável.
Foram elaborados os respetivos Bilhetes de Identidade de algumas espécies endêmicas da flora e fauna do arquipélago de São Tomé e de príncipe, com especial destaque para as que se encontram em perigo de extinção. Posteriormente, foram concebidos os marcadores de livro destas mesmas espécies e vendidos na festa de celebração do Dia d’ África, a 25 de maio.
No dia 31 de maio, as turmas apresentaram o trabalho final de PAFC a todos os colegas e professores, bem como a exposição de ilustrações alusivas ao tema.
Os alunos participaram com muito entusiasmo às atividades propostas.
10º ANO
VOLUNTARIADO CULTURAL
O Projeto de Flexibilidade e Autonomia Curricular do 10º ano de escolaridade teve como tema “Voluntariado Cultural”. Desenvolveu-se em dois momentos: planificação e execução. Foi iniciado com uma atividade propedêutica, de quebra-gelo, com as instituições Novo Futuro e Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, onde foram declamados poemas de Natal, construídos pelos alunos e com blablações da sua autoria.
Foram criados cinco grupos que realizaram atividades diferentes para o produto final, uma caixa autónoma cultural, a ser utilizável pela comunidade santomense, a saber: jogos tradicionais santomenses, puzzles, danças tradicionais, histórias baseadas na vida dos idosos do lar da Santa Casa da Misericórdia (Jogo: “Quem é quem?”) e multimédia (responsável pela compilação e edição dos vídeos finais). Para ganhar autonomia e poder ser jogada de forma fácil, foram criados vídeos e um livro com instruções. A ordem aleatória da sua utilização é sempre “determinada” por um dado, cujos lados simbolizam as diversas atividades. Esta caixa autónoma cultural (cultura santomense) foi apresentada com rigor, criatividade e seriedade científica aos professores do Conselho de Ano e, por esse motivo, foram atingidos, com pleno sucesso, os propósitos planeados. Posteriormente, foi entregue na Biblioteca Escolar e espera requisições. Os alunos do 10º ano deixam e partilham, assim, de modo lúdico, um conjunto de desafios à curiosidade e, concomitantemente, à aprendizagem da Cultura Santomense. Deixamos, sob a forma de fotografias, alguns dos momentos colaborativos que caracterizaram a edificação deste PAFC, ao longo do presente ano letivo.
Quebra Gelo
Jogos Tradicionais
Puzzles
Danças Tradicionais
Histórias
Multimédia
Coordenadora PAFC 10º ANO: Manuela Morais (Filosofia)
12º ANO
"Turismo Sustentável"