A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
A NOSSA ESCOLA
o nosso hino
CLUBES
CLUBES
CLUBES
2023 /2024
O QUE É?
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. A edição do Parlamento dos Jovens do ano letivo de 2023/2024, subordinou-se ao tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma Escola plural e participativa”
OBJETIVOS:
-
Educar para a cidadania.
-
Valorizar o regime democrático.
-
Incentivar os alunos a intervir na sociedade e na política.
-
Dar a conhecer o funcionamento do Parlamento e o processo legislativo.
-
Proporcionar momentos de reflexão e de debate de temas da atualidade (definido anualmente).
-
Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias.
ETAPAS DO PROJETO:
- SESSÕES EXPLORATÓRIAS DO TEMA PROPOSTO
Os alunos da EPSTP foram convidados pelos professores responsáveis pela implementação do programa na escola a refletirem sobre o tema. Participaram em sessões exploratórias (1/11, 8/11 e 9/11/2023, respetivamente turmas de 7º, 8º e 9º anos e secundário) onde os docentes organizaram diversas dinâmicas de reflexão, tanto em grande grupo como em pequenos. A reflexão foi provocada a partir da análise de imagens, gráficos, pequenos vídeos e textos relacionados com a temática da educação.A sessão culminou com a apresentação das ideias dos grupos, gerando um debate. Os materiais trabalhados durante a sessão exploratória, bem como a reflexão dos alunos, foram publicados num padlet partilhado com todos os participantes.
- PROCESSO ELEITORAL
Apresentação de listas
A constituição de listas de candidatos, tanto para a Sessão Escolar do Ensino Básico quanto para a do Ensino Secundário, decorreu até ao dia 30.11.2023. Cada um dos ciclos apresentou quatro listas de 10 deputados cada, com um mínimo de três propostas de medidas para a melhoria da Educação em Portugal, visando torná-la mais participativa e inclusiva.
Campanha eleitoral
Durante os dias 6 e 7.12.23, decorreu a campanha eleitoral, marcada pela afixação concorrida de cartazes, divulgação via rádio e visitas às turmas em sala de aula para apelo ao voto.
Eleição dos deputados à Sessão Escolar
No dia 11 de dezembro de 2023 decorreram, no átrio da escola, as eleições dos candidatos à Sessão Escolar do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
- SESSÕES ESCOLARES
Realizou-se, para cada ciclo, uma Sessão Escolar, onde se aprovaram os Projetos de Recomendação da Escola, destinados às Sessões Nacionais a realizar na Assembleia da República, em Lisboa (6 e 7 de maio para o 3º Ciclo e 27 e 28 de maio para o Secundário). Também se elegeram os deputados representantes às sessões a nível nacional.Durante as sessões escolares de cada ciclo, foram discutidas as medidas apresentadas pelas várias listas, num debate dinâmico e esclarecedor, moderado por uma mesa composta pelo(a) Presidente da Assembleia e coadjuvada por dois Secretários(as), que foram anotando num quadro as medidas propostas pelas porta-vozes de cada lista, assegurando que todos os deputados dispunham do mesmo tempo para intervir ou discursar. Votaram-se as medidas e elegeram-se aquelas que integraram o respetivo Projeto de Recomendação da Escola.
No 3.º Ciclo
Decorrida a 24.01.24, permitiu aprovar o Projeto de Recomendação da Escola do 3º ciclo e eleger os respetivos representantes à Sessão Nacional: Dianely Afonso (7.º A) e Francisca Chibeles (9.º C), efetivas, e Emily Ceita (9.º C), como suplente.
No Secundário
Decorrida a 19.01.24, permitiu aprovar o Projeto de Recomendação da Escola do Secundário e eleger as deputadas Bibiana Pinheiro (12.º CT) e Larice Medeiros (12.º AV), efetivas, e de Marlene Mata (10.º CT), como suplente.
- SESSÃO NACIONAL NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
A Sessão Nacional organiza-se em dois dias de trabalhos, onde participam deputados eleitos para representar cada círculo eleitoral dos distritos de Portugal Continental, Regiões Autónomas e Escolas Portuguesas no Estrangeiro. No primeiro dia têm lugar as reuniões das Comissões, e, no segundo, a reunião plenária, tendo por objetivo aprovar a Recomendação Final à Assembleia da República com as propostas sobre o tema em debate nesta edição do Parlamento dos Jovens.
A Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe-CELP foi selecionada, como resultado das deliberações do Júri Nacional do Parlamento dos Jovens 2024, para participar na 3.ª fase do programa Parlamento dos Jovens do Secundário, em representação das escolas do círculo Fora da Europa.
A delegação da EPSTP à Sessão Nacional foi constituída pelas duas deputadas Bibiana Pinheiro (12.º CT) e Larice Medeiros (12.º AV), eleitas de entre os deputados de quatro listas candidatas às eleições, e por uma das professoras responsáveis pela dinamização do projeto na EPSTP.
Nos dias 27 e 28 de maio, teve lugar na Assembleia da República Portuguesa, em Lisboa, a Sessão Nacional do Ensino Secundário do Parlamento dos Jovens.
Equipa responsável pela dinamização do Programa Parlamento dos Jovens em 2023/24:
Hélio Alves e Nuno Ferreira (3.º Ciclo) e Alexandra Rodrigues e Maria da Conceição Figueira (Secundário).
TESTEMUNHO DAS ALUNAS
Participar no Parlamento dos Jovens foi uma experiência única e enriquecedora que nos acompanhará e marcará para a vida toda! Desde os debates ativos, às interações nos bastidores e partilhas de ideias, cada momento foi repleto de intensidade e envolvimento, mas sobretudo de partilha de conhecimento. Mais do que a oportunidade de poder representar e dar voz a centenas de alunos, estivemos entre personagens que atuam ativamente na melhoria do país diariamente; em contacto com mentes brilhantes, jovens dedicados, inteligentes e prontos a agir para melhorar/apoiar a juventude. Aprendemos imenso, não só sobre política, mas principalmente sobre cultura geral, podendo discutir e ser ouvidas sempre. Ao apontar medidas para melhorar o ensino, cada intervenção foi crucial, pois representava a voz dos alunos e o futuro das gerações vindouras. Foi inspirador testemunhar a diversidade de ideias e perspetivas, e sentir o compromisso coletivo em alcançar soluções que realmente beneficiassem o ensino português. Ao final dos dois dias, saímos com um sentimento de dever cumprido, sabendo que contribuímos para moldar um futuro mais promissor para todos os alunos do país e orgulhosas por representar não só o nosso país e a nossa escola, mas também o conjunto de escolas portuguesas fora de Europa, dando-lhes voz. Pessoalmente, depois de todas as tentativas, ao longo do nosso percurso escolar, para participar no Parlamento dos Jovens, termos conseguido participar na reta final foi ainda mais marcante.
As deputadas à Assembleia Nacional
Bibiana Pinheiro e Larice Medeiros
TESTEMUNHO DA DOCENTE
As deputadas santomenses assumiram, com grande responsabilidade, gosto e empenho, o seu papel de porta-vozes dos alunos da EPSTP, defendendo as propostas do Projeto de Recomendação aprovado na escola, participando no debate democrático, respeitando a diversidade de opiniões e fazendo questão de contribuir para a reflexão em torno da temática da educação e para a melhoria do presente e o futuro individual e coletivo dos alunos. Corresponderam ao desafio, cumprindo o mandato para o qual foram eleitas e dignificando a EPSTP. Obrigada, Bibiana e Larice!
A docente que integrou a delegação da EPSTP à Sessão Nacional
Alexandra Rodrigues