ESCOLA AZUL

LogoBranco - FundosEscuros.png

A Escola Azul é um programa educativo do Ministério do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano nas escolas. A Escola Azul contribui para a implementação dos objetivos da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e é reconhecida pela UNESCO como um caso de sucesso de implementação de Literacia do Oceano.

A Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe - CELP candidatou-se com o intuito de ser uma Escola Azul e a candidatura foi aprovada, tendo como desafio bianual “Por um oceano livre de plástico”. O nome escolhido pela escola para este programa foi “O oceano que nos rodeia” e será implementado tanto a nível curricular, como a nível extracurricular.

No âmbito deste projeto serão realizadas várias atividades, tais como:

- Programar um jogo em Scratch sobre a importância de não se poluir o oceano;

- Leitura de frases alusivas aos oceanos e à sua preservação na rádio local;

- Modelação e impressão em 3d de fauna do oceano;

- Jogos sem fronteiras;

- Jogo com robots;

- Construção de artefactos com plástico reciclado;

- Cartazes na cidade;

- Musical sobre a viagem de Fernão Magalhães;

- Concurso música RAP;

- Palestras/mesas redondas.

Para comemorar o Dia dos Oceanos, dia 20 de Maio de 2024, foram inaugurados dois projectos desenvolvidos em parceria com a Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe, o projecto Escola Azul e incluídos no Plano Nacional das Artes.

Foi inaugurado um mural permanente na sala de leitura infantil da Biblioteca Nacional Francisco Tenreiro na cidade de São Tomé representando uma tartaruga-marinha e o seu respectivo ambiente aquático, realizado pelos alunos da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe em parceria com os alunos do Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe.

Foi também inaugurada uma escultura permanente de um tubarão-baleia, exposto na Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe realizada no âmbito do Clube das Artes pelos alunos da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe.