LHC World Wide  Data Day 2018

Os alunos da Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPSTP - CELP) participaram no LHC World Wide Data Day.

Os alunos do 12º ano, juntamente com outras dezenas de grupos de alunos, de 19 países diferentes, num total de 77 escolas, estiveram a analisar eventos detetados pelo CMS ou ATLAS, localizados na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), estudando a produção de pares muão – anti-muão durante a colisão de protão – protão a 13 TeV.

Os alunos da EPSTP-CELP (12º CT - Física) analisaram 300 eventos e examinaram os dados fornecidos por todos que colaboraram no World Wide Data Day, procurando verificar a existência de padrões. O trabalho de investigação foi acompanhado e moderado pelos investigadores Andrea Gozzelino (INFN - Istituto Nazionale di Fisica Nucleare - Itália) e Kenneth William Cecire (Universidade de Notre Dame - Estados Unidos da América).

W2D2-2018.jpeg

Localização das equipas participantes no World Wide Data Day 2018.

IMG_20181115_100914.jpg

Videoconferência